quinta-feira, 24 de março de 2011

chás orgânicos, hoje chá verde

Quando pensamos em beleza e em uma pele mais bonita, geralmente imaginamos cremes, aparelhos e procedimentos sofisticados e de última tecnologia. Os resultados são convincentes e rápidos. Podemos também imaginar que resultados ainda melhores serão obtidos em peles mais saudáveis, da mesma forma que uma ótima semente também depende de um solo saudável, bem nutrido. Dentro desse conceito surgiu, no início da década, o termo “Inside Beauty” (beleza interior), referindo-se alimentos e nutrientes com a capacidade de prevenir ou atenuar o envelhecimento cutâneo e conferir mais vida e beleza a pele. O termo mais utilizado atualmente é o “Beauty from Within” , ou seja, beleza de dentro para fora.
Um produto de destaque nessa abordagem de nutrir a pele é o chá verde devido a sua riqueza em polifenóis (principalmento galato de epigalocatequina) , substâncias antioxidantes. Dezenas de estudos comprovam os efeitos protetores do chá verde sobre a pele. Os mais recentes, publicados em Janeiro e Fevereiro/2009 mantém a tendência de resultados benéficos em animais e modelos experimentais em laboratórios.
A pele é altamente susceptível ao estresse oxidativo provocado pela radiação UV e poluição, além de ser exposta a substâncias químicas presentes em certos produtos cosméticos, de limpeza, etc. Esse processo oxidativo provoca a ativação de metaloproteinases, substâncias que promovem a degradação do colágeno, envelhecendo a pele. Embora a pele possua um sistema de defesa antioxidante elaborado para lidar com estresse oxidativo induzido por radiação UV, a exposição excessiva supera a capacidade antioxidante cutânea levando ao dano oxidativo, imunossupressão, envelhecimento prematuro e finalmente câncer de pele. Os antioxidantes que atuam no sentido de proteger a pele são utilizados e precisam ser repostos continuamente. Portanto , uma boa alimentação , rica em antioxidantes, pode ser mais uma aliada nos cuidados com a beleza da pele, proporcionando ainda outros benefícios para a saúde. O chá verde deve ser um dos componentes principais dessa nova abordagem, a “Beauty from Within”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário